Search
Close this search box.

Cases >

Natura

Natura oferece curso, criado pela Think Eva, para identificação e suporte a mulheres vítimas de violência doméstica

Categorias

Tags

Desafio

Como uma empresa de venda direta pode apoiar consultoras que vivem em situação de violência doméstica?

Das mais de 1,5 milhão de consultoras da rede Natura no Brasil, uma em cada três declarou viver ou ter vivido alguma situação de violência doméstica. O mapeamento foi feito em 2019, via Índice de Desenvolvimento Humano da Consultora Natura (IDH-CN), indicador criado para mapear a qualidade de vida das consultoras.
A empresa buscava uma solução que funcionasse, de maneira escalável e massiva, como uma primeira etapa de identificação e letramento de consultoras no funil de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica e assédio sexual.

Solução

O Movimento Natura e a Think Eva desenharam um programa de combate a violência doméstica e assédio focado em acolhimento e conhecimento para consultoras. Na primeira etapa foi criado um curso de capacitação para apoiar mulheres a romper ciclos de violência em relacionamentos não saudáveis. O programa é o primeiro passo para fortalecer mulheres para que elas possam identificar sinais de relações abusivas para prevenir e denunciar casos de violência doméstica.

Resultados

Criamos o curso Relações Saudáveis Natura, oferecido às consultoras de maneira acessível e gratuita, via WhatsApp. Ele está disponível em quatro versões, que levam em conta aspectos de raça, de diversidade de gênero e sexual e de pessoas com deficiência. Ele é uma das formas de complemento ao canal de denúncia contra violência de gênero, que desde 2020 oferece suporte psicológico e jurídico às pessoas vítimas.

Cases relacionados

Quer receber novidades, análises e indicação de conteúdos inspiradores sobre equidade de gênero nas empresas sem depender do algoritmo das redes sociais?